X

Qual departamento
você deseja contato?

X

Qual departamento
você deseja contato?

X

Onde gostaria que estivéssemos?
Nos ajude a estar presente perto de você.

X

Venha fazer parte
da Equipe Moo!

X

Quer ter Moo na sua loja?
Preencha seus dados e seja o nosso parceiro.

X

Faça parte da família Moo.

Nutrição e Alimentação

Dieta da proteína: entenda como funciona!

por Moo Writers | 19/02/2020

A preocupação não só com a aparência, mas também com a saúde, tem levado muitas pessoas a adotarem algum tipo de dieta. Uma delas, a dieta da proteína, se tornou uma aposta para a perda de peso rápida.

Esse regime alimentar específico foca basicamente no consumo de proteínas e corta praticamente todo o carboidrato, que contribui para o aumento de peso.

No entanto, antes de adotar a dieta da proteína é importante observar alguns aspectos. Por isso, neste blog post vamos trazer um compilado de informações sobre essa dieta.

Você vai ficar sabendo quais alimentos consumir, que efeito provoca em seu corpo e para quem é indicada. Confira!

O que é proteína?

A proteína está presente em todo ser vivo e é formada a partir de um conjunto de aminoácidos ligados entre si.

Para o nosso corpo, a proteína é extremamente importante, já que auxilia na produção de células e nos mantém ativos. Ela é responsável por processos como a replicação de DNA, o metabolismo e a respiração das células, por exemplo.

A questão é que, diferente das plantas, o homem (e todos os animais) não tem capacidade de produzir todos os aminoácidos que o corpo necessita. Por isso temos a necessidade do consumo de alimentos ricos em proteína.

Em quais alimentos a proteína é encontrada?

Os alimentos de origem animal são os que possuem proteínas mais completas de aminoácidos. No entanto, o cardápio da dieta não se resume somente a esse consumo. Há opções da dieta tanto para vegetarianos quanto veganos, e também para os intolerantes à lactose.

Além da carne, a base de alimentos é composta pelo consumo de:

  • aves;
  • peixes;
  • ovos;
  • leite e derivados, como iogurte e queijo branco;
  • leguminosas, como feijão e lentilha;
  • e até mesmo de frutas e verduras.

Como funciona a dieta da proteína?

O objetivo desse regime alimentar é diminuir a fome e aumentar o metabolismo. Uma vez que, as proteínas contribuem para esse recurso. Já com a ingestão de carboidratos, como pães e massas, o metabolismo realiza o processo contrário.

Ao cortar os carboidratos o organismo se obriga a queimar mais rapidamente suas fontes de gordura. Além disso, a grande quantidade de proteínas consumidas dá uma sensação de saciedade mais duradoura. Tudo isso resulta em emagrecimento.

O que torna um dos principais motivos que levam as pessoas a adotarem a dieta da proteína, pois contribui na perda de quilinhos extras.

Ela só não é recomendada a pessoas com problemas renais, já que o aumento do consumo de proteínas pode causar danos aos rins.

O que pode comer na dieta da proteína?

A boa notícia é que a lista dos pratos permitidos na dieta é grande!

Além dos alimentos que já citamos, existe uma boa variedade de proteína em outras comidas, entre elas estão:

  • Presunto, presunto de peru;
  • Legumes e verduras;
  • Azeite de oliva;
  • Castanhas, nozes, amêndoas;
  • Sementes como chia, linhaça, gergelim, abóbora, girassol;
  • Frutas como abacate e limão;
  • Whey protein (proteína isolada do soro do leite).

O consumo destes alimentos está liberado durante toda a dieta.

A questão principal é manter a quantidade calórica consumida diariamente, que para essa dieta é necessário que tenha entre 30 a 40% de proteínas. Por isso, alimentos como os iogurtes Moo são indicados, já que contêm alto teor de proteína.

Como fazer a dieta da proteína?

Antes de mais nada, é preciso dizer que para fazer efeito a dieta da proteína deve ser seguida a risca. Como falamos, nada de consumir alimentos com carboidratos, só aqueles ricos em proteína.

Nas duas primeiras semanas o foco é a perda de peso. Por isso, a quantidade calórica é bem baixa – 1000 calorias.

E o resultado fica melhor ainda se combinado com a prática de exercícios físicos. Os aeróbicos, como corrida ou bike, são os mais indicados.

O mais adequado é que a dieta da proteína seja realizada por no máximo um mês. E para que continue fazendo efeito depois de alcançar o peso desejado, você deve evitar os velhos hábitos de antes, principalmente relacionados à comida.

Importância de consultar um nutricionista antes de iniciar a dieta

Para que sua dieta da proteína tenha sucesso, o primeiro passo é buscar a ajuda de um médico ou nutricionista. Só com a orientação profissional é que você consegue os melhores resultados sem prejudicar a saúde.

Isso porque cada corpo reage de uma maneira, e somente eles podem indicar um cardápio personalizado para você, levando em consideração suas necessidades e gostos particulares.

Gostou de saber mais e entender sobre a dieta da proteína? No Mooblog tem muito mais conteúdo para você cuidar de sua saúde. Confira!

 

dúvidas?

O que são os Probióticos?

Os Probióticos são bactérias do bem que agregam diversos benefícios para a sua saúde, uma delas é melhorar o funcionamento do seu sistema digestivo. Para um melhor resultado, não se esqueça: pratique exercícios regularmente.

O Moo é orgânico?

Não. O Moo é feito apenas com leite de excelente qualidade e livre de hormônios e aditivos. Todo os nossos processos são altamente controlados para garantir sempre o melhor leite e o melhor iogurte para você.

O Moo é feito na Islândia?

Não. O Moo é produzido no Brasil, na cidade de Brodowski, interior de São Paulo. Seguimos a receita e todos os processos para garantir o verdadeiro Skyr para você. Moo é o primeiro Iogurte Tipo Skyr do Brasil.

As embalagens são 100% recicláveis?

Sim. Através do Eu Reciclo, compensamos todas as nossas embalagens plásticas, alumínio e papelão. Saiba mais sobre este processo através do site www.eureciclo.com.br

O que é Enzima Lactase?

A Enzima Lactase é responsável por transformar a lactose presente no leite em dois outros açúcares: a glicose e a galactose. Desta forma, você não terá desconfortos. Lembre-se: consuma, preferencialmente, sob sob orientação de nutricionista ou médico.

O que é Pectina Cítrica?

A Pectina Cítrica é um tipo de fibra solúvel encontrada nas frutas e vegetais, sendo um componente natural desses alimentos. Ela é utilizada para transformar a polpa de frutas em geleia. Desta forma, é possível obter uma geleia deliciosa e natural.

Eu tenho intolerância a lactose, posso consumir o Moo?

Sim! Se você tem apenas intolerância a lactose pode consumir normalmente. Lembre-se consuma preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico.

Consigo comprar pela Internet?

Sim! Você pode comprar através do nosso delivery: link: bit.ly/moodelivery. Não esqueça de checar se a sua cidade e região é atendida ok?

Se houver líquido em cima do meu iogurte quando eu abrir, tudo bem?

Sim! O líquido que ocasionalmente pode ser encontrado em cima do iogurte é o soro de leite. Quando isso acontecer você pode mexer e consumir normalmente.

clique aqui para carregar mais dúvidas